sexta-feira, 26 de março de 2010

Vídeo com fotos do Encontro da REJU - NE

Jovens vindos da Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe e Pernambuco se reuniram nos dias 12 a 14 de março, na Casa de Formação do CEBI Regional Pólo Nordeste, em Abreu e Lima - Pernambuco, para um encontro da Rede Ecumênica de Juventude – REJU, um movimento ligado ao CONIC, ao FÉ Brasil e a Koinonia. O encontro teve como tema “Tempos Modernos: Juventude e Mídias, Riscos e Possibilidades!”

quarta-feira, 17 de março de 2010

Encontro Regional da Rede Ecumênica de Juventude


Jovens vindos da Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe e Pernambuco se reuniram nos dias 12 a 14 de março, na Casa de Formação do CEBI Regional Pólo Nordeste, em Abreu e Lima - Pernambuco, para um encontro da Rede Ecumênica de Juventude – REJU, um movimento ligado ao CONIC, ao FÉ Brasil e a Koinonia. O encontro teve como tema “Tempos Modernos: Juventude e Mídias, Riscos e Possibilidades!” e os facilitadores das atividades foram Irís Charlene (Igreja Batista – Centro de Formação Missionária) e Beto Rocha (Candomblé Obá Byan).

Participaram do Encontro jovens da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Ponto Missionário da Liberdade, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes; Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, em Gravatá; Igreja Católica Apostólica Romana; Igreja Batista; Igreja Assembléia de Deus; além de jovens quilombolas da Paraíba, do Centro de Formação Missionária (CFM), em Serra Redonda – PB, Cardecistas e do Candomblé.

O postulante da Diocese Anglicana do Recife, teólogo e professor da Universidade de Pernambuco, Wellington Pinheiro, assessorou o grupo na discussão do tema “Juventude e Mídias”. De maneira simples e objetiva foram analisados os riscos e possibilidades que existem no mundo tecnológico e de mídias. Também foram discutidas as necessidades de uma relação equilibrada com os meios de comunicação e os instrumentos modernos da tecnologia; através de uma metodologia de partilha de conhecimentos e vivências, o grupo foi dividido em equipes menores, onde desenvolveram debates sobre a temática.

No período da tarde, a mesma temática foi abordada a partir da perspectiva do Teatro do Oprimido, método desenvolvido por Augusto Boal. A partir de uma oficina prática, realizada pelos jovens Comunicadores Sociais da cidade de Campina Grande, Marcos Moraes e Samantha Pimentel, da Igreja Católica na Paraíba, foram estimulados questionamentos e reflexões sobre a temática geral do encontro, a Juventude e seu relacionamento com a Mídia.

À noite os jovens participaram da oração comunitária com a leitura dinâmica e teatral do texto em que Jesus conversa com a mulher samaritana (João 4). Jesus, tão diferente daquela pessoa, aproximou-se dela para ajudar e ser ajudado, para ensinar e aprender, para trocar experiências e vivências. A conclusão foi realizada por jovens luteranos, da Igreja em Gravatá, com a leitura do Salmo 24 e, logo em seguida, um canto Ioruba, entoado por Beto Rocha (Candomblé Obá Byan). A canção dizia que Deus nos protege e é como um lírio em sua beleza e delicadeza promovendo a paz entre as pessoas mesmo em meio as diferenças ou até mesmo guerra.

Segundo Cristiane, da Igreja Luterana, o ponto alto do encontro “foi perceber as diferenças de cada pessoa presente, a partir de sua tradição religiosa, mas que ao mesmo nos tornava capazes de promover a união na diversidade e no pluralismo de todas as pessoas”, afirmou. O final da noite do sábado foi de festa, onde os jovens dançaram festejando a vida e a amizade.

No domingo, pela manhã, Iris Charlene (Igreja Batista – Centro de Formação Missionária) trabalhou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010: Economia e Vida. Em seguida, foi realizada uma reunião para avaliar, planejar e propor um novo encontro da REJU – Regional que deverá acontecer na Paraíba, em outubro deste ano, com o propósito de aumentar a participação de jovens que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer diretamente a Rede Ecumênica de Juventude – REJU.

O encontro contou com o apoio da Visão Mundial, parceira em nossa caminhada, e também da Koinonia. Fotos do encontro da REJU podem ser vistas no link abaixo:
http://picasaweb.google.com.br/anglicana.com/ENCONTRODAREJUNECENTRO

Da redação com Diocese Anglicana do Recife